Novagrolider
Uma empresa do Grupolider
A NOVAGROLIDER, como maior produtor Agrícola Angolano, actua na produção e transformação de alimentos em vários sectores do mesmo mercado como:
- Horticultura
- Fruticultura
- Pecuária
- Lacticínios
- Piscicultura
- Agro-industria
- Industria Alimentar
Projectos futuros estão em andamento (produção de café, por exemplo) e outros sendo aprofundados ainda na fase de estudo
Tecnologia e Mão de Obra
Devido à dimensão dos projectos em curso, o nosso grupo de empresas recorre a alta tecnologia e tecnologia de ponta, com implicação simultânea de utilização de mão-de-obra especializada. O intuito desta importação de mão de obra é o constante trabalho de formação que tentamos incutir diariamente aos nossos técnicos formadores, para que num futuro breve possamos deixar de suportar o custo elevado pela importação deste serviço.
Os recursos humanos incluídos nos nossos quadros, por força destas circunstâncias são de formação superior, ou de larga experiência e já com provas dadas e reconhecidas para estes fins e que por sua vez ainda é um pouco difícil e na maior parte das vezes impossível de encontrar no mercado Angolano.
No ramo da agricultura, o acompanhamento das culturas é muito específico e deve ser constante, devido às mesmas não se compadecerem com a ausência prolongada destes recursos humanos.
Neste momento, as nossas culturas possuem mão-de-obra especializada importada, que diariamente formam angolanos para a função. Temos nessa formação diária Técnicos de Zootecnia, Hidroponia, Germinação, Enxertia, entre muitos outros, e outros tantos que ainda necessitamos.
Formação
Actualmente a Novagrolider tem programas de formação/estágios com as principais escolas Agrícolas do país e até intercâmbios de estudantes internacionalmente.
Estamos também e sempre preocupados com o aspecto da formação, pelo que este e qualquer outro país só crescerá, com importação de Know-how devidamente qualificado e especializado. Esse é um trabalho que temos vindo a fazer há longa data, com a selecção e recrutamento de quadros expatriados altamente qualificados ou com larga experiência na função a que se destinam.
Fazemos também questão, de após a formação, enquadrarmos os colaboradores nacionais formados em lugares de chefia, ficando eles próprios com função de ensinar e formar.
Fazemos por isso com que o enquadramento de expatriados nas nossas empresas, seja temporário e nunca definitivo. No entanto existem formações que nesta área da agricultura e agro-pecuária, necessitam de vários anos, até que se consiga assimilar e juntar às teorias aprendidas nas escolas, as respectivas práticas e isso requer ao longo de vários anos uma atenção redobrada até que se justifique e se reconheça uma avaliação positiva e a autonomia do formado.